quinta-feira, 28 de novembro de 2013

“A importância de saber dizer não”

No dia 28 de novembro, foi realizado um Workshop para pais e encarregados de educação, numa parceria entre o DEPE e o SPO sobre "A importância de saber dizer não".
Foram colocadas diversas questões e todos os presentes puderam debater e refletir acerca das mesmas.








terça-feira, 26 de novembro de 2013

Trabalhos dos alunos


Conhece novos amigos


         Pela manhã, o passarinho violeta acordou e começou a cantar uma música lindíssima a dizer: é Natal, quero sobremesas, é Natal, quero presentes, é Natal … mas, como ninguém o ouvia, gritou:

-Valha-me Nossa Sra.! Ninguém me ouve, eu só quero comer…

A Mónica encontrava-se a limpar o caminho num lindo jardim coberto de neve. As árvores estavam despidas e ainda se conseguia ver vestígios das outras estações.

         A Mónica, ao ouvi-lo palrar, percebeu de imediato a sua motivação e foi alimentá-lo, mas não reparou que trazia uma formiga no seu sapato.

         O passarinho encontrava-se a comer, quando, por acaso, encontrou uma formiga a provar uma das suas sementes e desorientado exclamou:

         -Ai! Assustaste-me formiguinha!

         -Desculpa, mas tenho fome.

         -Eu é que peço desculpa. Afinal o alimento não se nega a ninguém.

         -Obrigada, foi um bom modo de simpatia. Sabes, - disse a formiga entusiasmada - quando vinha, mesmo dentro do sapato consegui ver uma linda árvore de folhas verdes com enfeites e bolas de todas as cores. Que me dizes de irmos provar?

         -Do que estamos à espera? Vamos!

         E assim foi. Eles brincaram na árvore, saltaram nas folhas, rasparam as bolas …

         Quando chegaram as visitas, a formiga e o passarinho foram rapidamente para a gaiola, muito amuados, pois esperavam divertir-se mais. Mas isso depressa lhes passou! Entretanto, chegou uma série de miúdos para brincarem com eles.

Maria Ana A. C. Pinto Coelho, nº 22, 4º ano, turma B

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia do magusto




As crianças da educação pré-escolar, no dia 15 de novembro convidaram os seus avós pelo 2º ano consecutivo, a participarem no seu magusto.
Os avós são para as nossas crianças, figuras importantes no apoio educacional aos pais, e na sabedoria que transmitem aos seus netos.
O Departamento da Educação pré-escolar, presta assim uma homenagem aos avós de todas as crianças que frequentam estes estabelecimentos.
As educadoras e assistentes operacionais, dramatizaram uma história tradicional "A velha e a cabaça".
De seguida, foi oferecido um lanche e as famosas castanhas assadas.
Num momento final, foi feita a animação pelo grupo de cantares de Murça, que a todos brindou com a sua maravilhosa atuação.




 




 
 
 
 

 
 



 

 

 

 



 

 





 
 


 
 
 
 




 

 
 
 
 
 
 
 
 





quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Clean Day - Dia Limpo


Clean Day –Dia Limpo

(Tarefa realizada por diferentes alunos/crianças de todas as turmas do 1º ciclo e Educação Pré-escolar)

Ontem (13 novembro), fomos apanhar lixo, no lugar da feira e no jardim de Murça.
As ruas estavam um pouco sujas e foi para os grandes saberem que, não se deita lixo ao chão.
O lixo no chão, suja a rua e põe a natureza doente.
Se a natureza fica doente, as ervas e todas as plantas morrem. O ar cheira mal e aparecem bichinhos no lixo que, trazem doenças. O ar fica poluído e faz mal a todos os seres vivos.

     Não se deita lixo ao chão
  Põe o lixo no contentor
            Ajuda a natureza com o coração
 E, a todos com amor.
                                                                               (Autores do texto: Turma C- Educação Pré-escolar)












segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Dia de S. Martinho


O dia de S. Martinho

No dia 11 de novembro, alunos, professores e assistentes operacionais do Centro Escolar de Murça, deslocaram-se ao Morro de S. Domingos, em Murça, para festejar o dia de S. Martinho, com um magusto ao ar livre.

A partida do Centro Escolar aconteceu por volta das 9.30 h. Foi um trajeto relativamente curto e rápido, feito nos autocarros dos transportes escolares.

Chegados ao local, os alunos logo se apressaram a fazer um reconhecimento ligeiro do meio envolvente, local aprazível e com uma vista magnífica para a vila de Murça.

O dia também fez jus à lenda, presenteando-nos com um sol radioso e convidativo a atividades e jogos tradicionais próprios desta época: jogos da roda, cantares, corrida de sacos…

A fogueira foi feita e as castanhas, passado algum tempo, estalavam no assador que tinha sempre voluntários a balouçá-lo, não fossem as castanhas queimarem-se.

Depois, bem, depois foi comer castanhas até não poder mais. Alguns adultos também provaram um bom vinho, uma vez que o ditado popular do dia assim o exige:” no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho”.

Antes do regresso à escola, os alunos dos 1º e 2º anos das ALE apresentaram uma canção coreografada, “ A castanha”, alusiva ao S. Martinho.

A alegria e satisfação estiveram sempre presentes em todos os participantes durante a realização das atividades.